“Se esse discurso tomar corpo na sociedade brasileira, não se enganem, anotem, nos veremos pastores sendo assassinados por tresloucados que ouvem esse discurso”
A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), promoverá, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, a Editora Vozes, com o Centro de Estudos da Religião da Universidade Federal de Goiás seminário que associa cristãos que apoiaram Bolsonaro a fascistas e nazistas.
Como motivação do IV Colóquio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização, cita-se uma profunda crise política no mundo atual que é representada por diferenças econômicas, sociais e por uma cultura política de ódio e por uma pregação aberta contra direitos humanos duramente conquistados.
“Por toda parte grupos de direita ou de extrema-direita estão usando as ruas, os tribunais e as próprias urnas para desafiar não apenas as autoridades e as instituições formais da democracia burguesa, mas o próprio ideal de democracia”, é um trecho disposto no site da PUC sobre motivação do evento.
“Em alguns contextos a militância de grupos autoritários e neofascistas se torna quase uma forma de religião. Formas recicladas de fascismo – considerado um evento do passado por alguns – aparecem em nova roupagem e em contextos inesperados”, completa.
O ex-vereador Oséias Varão, alerta quanto aos riscos desse evento que busca associar os “bolsonaristas” a fascistas e nazistas.
“Eles estão com esse discurso, nos equiparando a nazistas, fascistas e por consequência disso, fazendo uma campanha de desumanização dos cristãos brasileiros que apoiaram o presidente Bolsonaro (…) Isso tem consequências práticas que eles não calculam. Se esse discurso tomar corpo na sociedade brasileira, não se enganem, anotem, nos veremos pastores sendo assassinados por tresloucados que ouvem esse discurso”, informa Varão.
O deputado federal Gustavo Gayer também se pronunciou sobre o evento da PUC em suas redes sociais, de uma forma irônica: “A minha mãe já dizia, meu filho, um dia você vai ver cada coisa! Bom, esse dia chegou”.
Ele ressalta que a Universidade CATÓLICA fará um evento contra os cristãos, que afirma que o facismo é consequência da religião e cita o trecho, em defesa do evento, que diz que os neofacistas são ultra-liberais que continuam apostando na centralização autoritária do poder.
Gayer finaliza dizendo que só pode dar um conselho: “Tirem seus filhos das universidades católicas urgentemente, aquilo virou o epicentro da doutrinação no Brasil “.