“Esse projeto protege a história do carro de boi o tornando patrimônio do Estado”
O deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade), apresentou um projeto de lei que declara o desfile de muladeiros, cavaleiros e carros de boi da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, patrimônio histórico e cultural do estado de Goiás. A proposta de Galindo – que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) – já passou pela aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), foi encaminhado para a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer (CCEL) e distribuído para relatório do deputado Talles Barreto (União Brasil) para então ser destinada à primeira e segunda votação na Casa antes de ser sancionada pelo governador Ronaldo Caiado. Atualmente, a Romaria dos Carreiros é tombada patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2016.
A tradição acontece todos os anos em Trindade, cidade da região metropolitana de Goiânia, e reúne devotos vindos de todas as partes do país, tendo como seu ponto alto a passagem de aproximadamente 3 mil muladeiros e cavaleiros e 500 carros de boi. Filho de carreiro e coordenador das comitivas, Ronaldo Filho é trindadense e fala da importância do projeto apresentado que, segundo ele, valoriza a tradição passada de geração em geração: “Esse projeto protege a história do carro de boi o tornando patrimônio do Estado. Parabenizo o deputado Galindo por direcionar seus olhos e defendê-lo junto aos outros deputados, cada carreiro lhe agradece por isso”.
Embora seu uso não seja tão recorrente como no passado, esse tipo de locomoção permanece em uso no campo devido às tradições dos povos mais simples. Galindo destaca a logística do evento, que se inicia na praça da Igreja Matriz e tem como destino final o Carreiródromo Municipal de Trindade: “Os moradores e visitantes podem admirar a beleza dos carros de boi, que são uma verdadeira obra de arte, além de poderem conhecer mais sobre a cultura e a história da região. É um momento de celebração e devoção, que une pessoas de todas as idades e origens em torno de uma tradição comum”.
O projeto do parlamentar, que é nascido e criado na cidade, tem por objetivo reforçar o simbolismo do homem sertanejo. O desfile é uma tradição que tem origem em meados do século XIX – época em que carros de boi eram a melhor forma de transporte e ajudavam os fiéis a cumprirem suas promessas e agradecer as bênçãos concedidas pelo Pai Eterno – e atualmente é uma das principais atrações da festividade anual do município.