Para compartilhar as notícias, as redes sociais mais usadas pelos usuários foram o Instagram, com 62,12%, e, em segundo, o Facebook
O Portal da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), é uma das ferramentas que a sociedade dispõe para se informar sobre o dia a dia do Parlamento goiano. E os números têm comprovado a importância desse canal de comunicação. Em maio, o site registrou a maior quantidade de acessos da 20ª Legislatura até o momento. Quando confrontado com o mês anterior, o crescimento foi de 36% e, em comparação com o mesmo período de 2022, o salto é de 82%.
No quinto mês deste ano foram 173.077 visitas e 372.263 páginas visualizadas. O número de visitantes únicos, dado que indica quantos entraram no site sem contar a mesma pessoa mais de uma vez, alcançou a marca de 117.423. As informações são da Diretoria de Tecnologia da Informação, que fornece, todos os meses, um relatório sobre os cliques ao Portal institucional.
Ao todo, 62,88% dos acessos foram de visitantes novos. Cada passagem pelo Portal da Alego durou cerca de 2 minutos e 16 segundos, nos quais se visitou uma média de 2,15 páginas. Goiânia é a origem de 21,74% das passagens, que vêm quase em sua totalidade (97,04%) do Brasil.
A notícia com o maior número de acessos, 4159, é sobre a aprovação de um projeto de lei que garante aos idosos o direito de ter um acompanhante em hospitais. Logo em seguida, a matéria que fala sobre a plenária em que foi aprovada definitivamente a revisão geral anual da remuneração aos servidores públicos dos três Poderes e aos professores do Estado.
O perfil institucional de cada parlamentar, o qual contém as informações de contatos, perfil bibliográfico, links para as notícias produzidas pela assessoria de imprensa entre outras informações relevantes recebeu, um total de 32.489 visitas. Os deputados Amauri Ribeiro (UB), Antônio Gomide (PT), Bruno Peixoto (UB) e Bia de Lima (PT) foram, em ordem decrescente, os que receberam mais cliques.
Já o Portal da Transparência, que faz a divulgação dos dados e informações como execução orçamentária, financeira e dos processos em tramitação na Alego, registrou 26.571 visualizações, 16 mil delas na seção que trata sobre processos legislativos.
Entre os vários navegadores utilizados pelos usuários, a preferência ficou dividida, sendo os mais usados o Google Chrome, seguido por Safari e Samsung Internet. A plataforma Android foi a mais usada pelos visitantes com 46,11% da preferência, seguido por Windows com 32,28% e por iOS com 18,86%. Para compartilhar as notícias, as redes sociais mais usadas pelos usuários foram o Instagram, com 62,12%, e, em segundo, o Facebook.