Até o momento, quatro ministros votaram pela liberação do porte de maconha
O Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu na tarde desta quarta-feira, 02, o julgamento que discute a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal em todo o país. Até o momento, quatro ministros votaram pela liberação do porte de maconha.
É esperado que a corte irá decidir pela descriminalização com a maioria dos votos a favor. O placar deve ficar em 7×0 com mais três votos favoráveis que seriam os de Rosa Weber, Carmem Lúcia e José Antônio Dias Toffoli, apesar de ainda não terem votado.
No seu voto pela descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, Moraes sugeriu nesta quarta a limitação de 25 a 60 gramas ou 6 pés da droga.
Com isso, Gilmar pediu o adiamento do julgamento por uma semana para que ele pudesse amarrar uma tese sobre a quantidade permitida aos usuários de drogas para diferenciar a quantidade de seria considerada para tráfico. Além disso, nesse período ele pode tentar convencer os outros ministros por seu ponto de vista favorável a descriminalização de todas as drogas.
Até agora a maioria dos ministros divergiram da tese de Gilmar sobre descriminalização de todas as drogas e sugeriram que a medida fosse restrita à maconha.