O discurso repercutiu de forma negativa
ACM Neto (UB), ex deputado e ex-prefeito de Salvador, postou um vídeo em suas redes sociais em que afirma que Ronaldo Caiado (UB), ganhou destaque para as Eleições de 2026, após discurso do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre o Nordeste.
“Nós temos, dentro do União Brasil, um grande quadro, que eu acho que vai entrar nesse processo e vai participar dessa discussão, que é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado”, disse ACM.
No vídeo, Neto elogia a gestão de Caiado que tem força na segurança pública e outras áreas, com destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Ele ainda destacou que apesar desse discurso infeliz e de não ser a primeira vez que acontece, Zema ainda pode se reorganizar para participar da próxima disputa à presidência.
Em uma entrevista publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, Zema defendeu que os governadores do Sul e Sudeste, que são em maioria de oposição ao Governo Lula (PT), estão se organizando no Consórcio Sul-Sudeste para “protagonismo político” junto ao parlamento.
“Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década. Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito. Daqui a pouco as que produzem muito vão começar a reclamar o mesmo tratamento”, argumentou, defendendo que as regiões Sul e Sudeste também precisam de ações sociais.
O discurso repercutiu de forma negativa e foi classificado como separatista, egoísta e até mesmo xenofóbico.