20.8 C
Goiânia
spot_img

Bancários e profissionais do mercado financeiro são homenageados pelo Deputado Fred Rodrigues, nessa quarta-feira, 23

A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no plenário Iris Rezende Machado

Foto: Maykon Cardoso

De propositura do Deputado Fred Rodrigues (DC) na noite dessa quarta-feira 23, foi celebrado o Dia dos Bancários em sessão solene extraordinária. O evento, aconteceu no Plenário Iris Rezende Machado, com entrega do Certificado de Mérito Legislativo as bancários e do setor cooperativista financeiro.

Fred Rodrigues destacou o importante papel que os profissionais da área desempenham no atendimento ao público, sobretudo, instruindo seus clientes na tomada de decisões relacionadas à vida financeira. Ele lembrou que uma sessão solene tem o objetivo de reconhecer pessoas que exercem suas profissões com excelência e setores da sociedade que são representativos e contribuem para um estado e um país melhores.

O parlamentar disse que, no seu caso, não realiza homenagens para cumprir promessas de campanha, mas sim a pessoas que realmente mereçam, por sua atuação e contribuição à sociedade. O legislador afirmou que a homenagem é um justo reconhecimento aos bancários, aos profissionais do mercado financeiro e aos colaboradores do setor cooperativista, que prestam serviços inestimáveis à sociedade e à economia.

Deputado Fred Rodrigues (DC), na tribuna – Foto: Maykon Cardoso

Segundo Fred, em um país marcado por desafios, como a greve dos caminhoneiros, em 2018, quando todas as aplicações financeiras fecharam com rentabilidade negativa, os bancários sempre estão na linha de frente. “Nesse período, milhares de clientes, em polvorosa e irritados, buscaram em vocês, profissionais do setor financeiro, o acalento, a tranquilidade e, por vezes, dezenas de assessoria, quantas fossem necessárias. Vocês demonstraram uma sensibilidade única, ao transmitir segurança e orientação aos seus clientes. Pilares da estabilidade financeira, atuaram como faróis de confiança, em momentos de incerteza.”

E sublinhou que os profissionais têm um papel singular na realização de sonhos, como na aquisição da casa própria, do automóvel ou ainda de pequenos prazeres ou necessidades da vida, com uma viagem ou a preparação do enxoval de um filho. “Todos esses marcos da vida são possíveis graças ao trabalho árduo e à dedicação que vocês colocam em cada operação. Vocês não são apenas intermediários financeiros, mas também facilitadores de esperanças e aspirações, tornando realidade os desejos e planos do povo goiano. Portanto, nessa ocasião queremos expressar nossa profunda gratidão”, resumiu.

“Agora temos voz”

Dieyme Vasconcelos na tribuna da Assembleia Legislativa, durante seu discurso – Foto: Maykon Cardoso

O empresário Dieyme Vasconcelos, que por dez anos, atuou no mercado financeiro, fez uso da palavra. Segundo ele, o deputado Fred Rodrigues está fazendo história na vida dos bancários e do setor de cooperativismo, já que a categoria nunca foi lembrada por nenhum integrante do Legislativo.

“O que vocês precisarem, contem com o mandato. Se vocês não tinham voz, agora vocês vão ter voz aqui com o deputado Fred Rodrigues. Esse gesto não reconhece só o nosso trabalho, mas também enfatiza a importância dos bancários, do cooperativismo e do sistema financeiro em nossa sociedade. Através de nossas jornadas individuais temos contribuído para algo maior que nós mesmos, moldando o futuro financeiro dessa nação”, disse Vasconcelos.

Luís César do Prado – Gerente de atendimento do banco Itaú, compôs a mesa diretiva da solenidade – Foto: Maykon Cardoso

Gerente de atendimento do banco Itaú, Luís César do Prado também discursou da tribuna. E iniciou dizendo da emoção que sentia pela homenagem e por estar falando em nome dos colegas. Segundo ele, o bancário tem alguns predicados imprescindíveis: a honestidade, a responsabilidade e a ética, porque é um funcionário que trabalha com o dinheiro e o sonho de outras pessoas, além de ter acesso a informações sigilosas dos clientes.

Prado falou das transformações que o setor vem vivendo nestes 40 anos em que atua no sistema bancário, que foram muitas, mas para ele, a maior delas foi a mudança da visão da instituição financeira com relação ao cliente. “Antes, era só negócio, hoje a gente sabe que o cliente ó foco de tudo, os bancos vêm o cliente como centro de tudo. E isso significa que todas as decisões, os processos são baseados nas necessidades, expectativas e desejos do cliente.”

O bancário citou a revolução digital como outra das grandes transformações ao longo do tempo, mas apesar disso, o contato humano do atendimento presencial não acabou e ele acredita que não irá acabar. “As pessoas ainda precisam do calor humano, precisam do olho no olho, do sorriso alegre, contagiante, do aperto de mão caloroso. E isso, só nós, gerentes, que estamos na linha de frente, podemos dar aos nossos clientes”, salientou.

Foto: Maykon Cardoso –

Finalizando os discursos, o diretor do Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás, Gilmar Fernandes da Silva, que representou o presidente da entidade, Sérgio Luís da Costa, fez uso da palavra. Ele lembrou da importância do movimento sindical para o fortalecimento da categoria. “No passado, o sindicato teve muitas conquistas, como o tíquete alimentação e a participação nos lucros. Tudo isso foi luta do sindicato. E todos os anos, a entidade traz resultados para a categoria, como o aumento salarial. (…) Então, vale a pena, nós bancários, nos aproximarmos e unir nossa categoria. O sindicato vai estar sempre ao lado de vocês.”

A solenidade foi encerrada com a entrega dos Certificados do Mérito Legislativo aos homenageados da noite.

A profissão

Os bancários são aqueles que trabalham diretamente com operações em um banco. Podem atuar como gerente, especialistas de investimentos, agentes comerciais, atendente comercial ou outras funções em processos administrativos que fazem parte da hierarquia bancária. Além de prestarem informações essenciais ao cliente e orientar sobre investimentos, os bancários são responsáveis por aconselhamentos financeiros, análise de empréstimos e créditos, venda e orientação sobre produtos da instituição e até funções mais simples com rotinas de pagamentos e realização de saques.

Para se tornar um bancário é necessária graduação em curso superior de áreas relacionadas ao cargo, como administração de empresas, ciências contábeis ou economia. Além disso, é obrigatória a certificação financeira emitida por órgão competente, como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).

Redação Papo Aberto

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img