Segundo o meteorologista Francisco Assis, consultor climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é considerado incomum, mas não é anormal
Uma nuvem de poeira cobriu parte do céu de Santa Fé de Goiás, cidade localizada a cerca de 260 km de Goiânia, na tarde de segunda-feira, 2. A situação chamou a atenção de moradores do município e as imagens viralizaram nas redes sociais, informou CNN Brasil.
De acordo com relatos publicados nas redes sociais, a ventania responsável pela nuvem durou aproximadamente 20 minutos. Em seguida, houve chuva por cerca de uma hora.
Segundo o meteorologista Francisco Assis, consultor climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é considerado incomum, mas não é anormal. De acordo com ele, se deve à mudança rápida no tempo.
“No momento em que começam as primeiras chuvas, os temporais, as rajadas de vento fazem com que toda a poeira que estava depositada sobre a terra na superfície seja levantada, formando aquela grande nuvem”, explica o especialista.
Ainda segundo Assis, o fenômeno já foi registrado em outras regiões brasileiras. “Isso ocorreu também em algumas localidades de São Paulo em 2021, no Mato Grosso do Sul, e em outras ocasiões aqui em Goiás, também quando estava um período quente, logo antes de começar a chover”, disse.
“O vento vem de cima para baixo, um vento mais frio e seco, baixa até a superfície, levanta de novo e aí faz aquela nuvem de poeira grandona”, completa.