Gayer emitiu comunicado sobre as acusações indevidas
Por meio de seus advogados, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) emitiu comunicado oficial a respeito de indevidas acusações de racismo das quais têm sido vítima. A nota foi divulgada nas redes sociais do parlamentar, nesta terça-feira, 21.
Diz a íntegra do parecer:
NOTA DA ASSESSORIA JURÍDICA DO DEPUTADO FEDERAL GUSTAVO GAYER (PL-GO)
A denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República (PGR), em desfavor do Deputado Federal Gustavo Gayer (PL-GO), que imputa o cometimento dos crimes de racismo e injúria ao parlamentar, deve ser analisada com muita cautela.
Primeiramente, a anterior Vice-Procuradora-Geral da República, Dra. Lindora Araújo, já havia se manifestado no sentido de se proceder com a oitiva prévia do Deputado, para, posteriormente, analisar a possibilidade de deflagração de inquérito.
De maneira açodada, a Vice-Procuradora-Geral da República INTERINA, Dra. Ana Borges Coêlho dos Santos, absurdamente vislumbrou autoria e materialidade delitivas na conduta do parlamentar, sem que pudesse apresentar seus esclarecimentos.
A denúncia apresentada ao STF se fundamenta em cortes pinçados, sem qualquer conexão lógica, extraídos de uma entrevista concedida pelo Deputado a um podcast, que teve duração de 2 (duas) horas.
O corpo jurídico do parlamentar, já antevendo uma possível ação com o intuito de desgastar politicamente sua imagem, antecipou suas ações e providenciou a redução a termo do inteiro teor do podcast mencionado, que demonstra a total distorção da fala já citada, que, em verdade, foi inteiramente pautada em argumentos científicos citados no debate.
A defesa aguarda com tranquilidade a comunicação oficial acerca da instauração do processo, para que no momento oportuno possa apresentar sua defesa técnica.
VICTOR HUGO DOS SANTOS PEREIRA
Advogado
RODRIGO TEIXEIRA TELES
Advogado