21.8 C
Goiânia
spot_img

PROCON Goiás alerta sobre golpe para invasão de contas bancárias 

Em caso de movimentação estranha na conta, a orientação é entrar em contato com a agência o mais rápido possível por meio dos canais oficiais da instituição

Foto: Reprodução

Consumidores devem ficar alertas, pois um golpe em que criminosos conseguem acesso remoto ao celular e, consequentemente, aos aplicativos bancários tem feito cada vez mais vítimas. Eles conseguem fazer isso ao fingir ser um atendente ou gerente de banco e questionar a vítima se reconhece uma certa transação. Com a negativa, o golpista induz a pessoa a instalar um programa no celular cuja o nome “AVVALDESK” com a justificativa de que fará uma “varredura” no aparelho.

A partir daí, ele guia a vítima até o app do banco e, quando ela coloca a senha, perde o acesso do aparelho e o criminoso consegue, remotamente, fazer qualquer transação bancária. Algumas vezes, o golpista ainda pede para a vítima deixar o aparelho em algum lugar alto para ficar com internet estável ou também que escreva cartas de próprio punho para o banco, essa é uma estratégia para distrair a pessoa enquanto se ganha mais tempo para roubar o dinheiro da conta.

O Procon Goiás alerta que os bancos não têm o hábito de entrar em contato com o consumidor pedindo para instalar aplicativos diante de fraudes e nunca solicitará o aceso remoto ao aparelho celular. Sempre que isso ocorrer, o consumidor deve fica atento e desligar a ligação imediatamente. Em caso de movimentação estranha na conta, a orientação é entrar em contato com a agência o mais rápido possível por meio dos canais oficiais da instituição. Também é essencial que o consumidor registre um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue o ocorrido.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img