No último sábado, 20, militares norte americanos sofreram lesões cerebrais após ataque de milícia apoiada pelo Irã
Os Estados Unidos estão realizando ataques no Iraque contra alvos ligados a milícias apoiadas pelo Irã, disseram autoridades norte-americanas à Reuters nesta terça-feira, 23.
Segundo a CNN, uma das fontes afirmou que a operação é uma resposta a um ataque a uma base aérea iraquiana que feriu forças norte-americanas no final de semana.
As tropas dos EUA no Iraque e na Síria foram atacadas cerca de 150 vezes por militantes alinhados com o Irã desde o início da guerra entre Israel e Gaza, em outubro.
No sábado, 20, quatro militares dos Estados Unidos sofreram lesões cerebrais traumáticas depois que a base aérea iraquiana de Ain al-Asad foi atingida por vários mísseis balísticos e foguetes disparados por militantes apoiados pelo Irã de dentro do Iraque.
As autoridades, falando sob condição de anonimato, ressaltaram que os ataques desta terça tinham como alvo vários locais.
As ofensivas contra os Estados Unidos são vistas como retaliação pelo seu apoio a Israel na guerra contra o Hamas.
Os EUA têm 900 soldados na Síria e 2.500 no Iraque, que aconselham e ajudam as forças locais a evitar o ressurgimento do Estado Islâmico, que em 2014 tomou grandes partes de ambos os países antes de ser derrotado.