O sistema prisional brasileiro passa por uma crise após fuga de dois presos da Penitenciária de segurança máxima em Mossoró
A forças de segurança do Piauí recapturaram nesta terça-feira mais um preso que havia fugido da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, na véspera. Trata-se de Rafael do Nascimento Silva, que estava detido por suspeito de roubo.
Segundo Terra Brasil Notícias, até o momento, três detentos foram recapturados após a fuga. Os outros são Jociel da Silva e Anderson da Costa, ambos também presos pelo crime de roubo. Há ainda 14 detentos em fuga.
Ao todo, 17 presos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez nesta segunda-feira. A unidade prisional está em situação superlotada e possui condições péssimas de acordo com dados do painel do Conselho Nacional Justiça (CNJ), elaborado a partir das inspeções feitas por juízes em estabelecimentos prisionais. O presídio fica em Bom Jesus, município que está localizado a cerca de 600 km de Teresina.
Os fugitivos conseguiram arrombar cadeados e furar uma parede da unidade prisional. A fuga do presídio de Bom Jesus acontece em um momento de crise no sistema prisional brasileiro, agravada com o caso da Penitenciária Federal de Mossoró, de onde escaparam dois detentos que estavam no estabelecimento de segurança máxima.
Rafael do Nascimento Silva foi recapturado no começo da manhã desta terça-feira em uma casa no município de Cristino Castro, a cerca de 40 km do presídio de onde havia escapado. Já Anderson da Costa e Jociel da Silva foram encontrados na cidade de Currais, situada a 10 km de Bom Jesus.
Os dados do CNJ sobre a Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez são referentes a uma vistoria feita em janeiro deste ano. O presídio foi projetado para receber 76 detentos. No entanto, havia no local, no momento da inspeção do CNJ, um total de 185 reeducandos. Desse total, 146 eram presos provisórios.
Em nota, a Diretoria de Unidade e Administração Penitenciária (Duap), informou que “as causas do ocorrido estão sendo investigadas através de procedimento administrativo no âmbito da Secretaria da Justiça”. “Desde a ocorrência, todas as forças de segurança do Estado já entraram em ação em diligências para a recaptura dos foragidos”, acrescenta o texto.