Na última semana, o presidente se reuniu com o marqueteiro de sua última campanha para analisar possíveis estratégias para reverter desaprovação
Entre perdas e ganhos, o Instagram do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou uma queda de 22,9 mil seguidores, equivalente a 0,18%, nos últimos 30 dias.
Segundo Conexão Política, em contrapartida, também entre perdas e ganhos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) somou 0,5%, no mesmo período de tempo, totalizando ganho de 135,2 mil novos seguidores. Os dados foram divulgados pelo Instrack, um aplicativo para o controle de informações, dados e estatísticas no Instagram.
De acordo com a plataforma, o petista consolida 13,1 milhões de usuários do Instagram, enquanto Bolsonaro, por sua vez, tem, no total, 25,6 milhões de seguidores na rede social.
A baixa de Lula no Instagram se assemelha aos últimos levantamentos feitos por institutos de pesquisas, que indicam queda de popularidade.
Na última quinta-feira, 14, Lula se reuniu no Palácio da Alvorada, em Brasília, com o marqueteiro responsável pela sua campanha política nas eleições de 2022, Sidônio Palmeira.
O marqueteiro foi ouvido sobre possíveis estratégias para melhorar a comunicação do governo. Sidônio foi o responsável por criar o slogan do terceiro mandato do petista: “União e Reconstrução”, que emplacou que a narrativa massiva de que ‘Brasil do amor’ iria encerrar o ciclo de polarização que estaria marcado pelo ódio, segundo a ótica marqueteira.
No dia 6 deste mês, o instituto Quaest veiculou sua mais recente pesquisa. Os números mostram que a avaliação negativa do governo petista subiu 5 pontos percentuais, atingindo 34%, indice próximo à avaliação positiva, que é de 35%.
A desaprovação de Lula também avançou, passando de 43%, em dezembro, para 46% atualmente. Outros institutos de pesquisa também apresentaram resultados preocupantes para o lulopetismo.