Ele enfatizou que todos os ministros devem participar pessoalmente das reuniões e instruiu Márcio Macêdo a ligar diretamente para cada um para assegurar a presença deles
Em uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma cobrança pública a seus ministros, destacando que nem todos têm participado das reuniões interministeriais em que são requisitados. Lula mencionou que alguns ministros comparecem apenas à primeira reunião, enviando representantes em encontros subsequentes.
“A gente cria muita reunião interministerial, eu sou informado das reuniões e nem todos os ministros participam das reuniões. Às vezes, participa da primeira, na segunda já manda um segundo colocado, na terceira manda um terceiro colocado, na quarta manda um quarto colocado”, afirmou Lula.
Ele enfatizou que todos os ministros devem participar pessoalmente das reuniões e instruiu Márcio Macêdo a ligar diretamente para cada um para assegurar a presença deles. “É preciso que você, Márcio Macêdo, assuma a responsabilidade de pegar o telefone e ligar para cada ministro”, declarou o presidente.
Lula também criticou o uso exclusivo de mensagens pelo WhatsApp para convocar as reuniões, apontando que nem sempre todos visualizam as notificações. “Muitas vezes a gente acha que todo mundo está ligado no ‘zap’, e aí passa uma mensagem ‘reunião amanhã 9h’, [mas] nem sempre todo mundo vê”, acrescentou.
As declarações de Lula foram feitas durante o lançamento de medidas de apoio a catadores de material reciclável. Márcio Macêdo, responsável por coordenar essas ações, foi destacado como o encarregado de garantir a participação dos ministros nas reuniões.