20.8 C
Goiânia
spot_img

Lula sobre ataque a Trump: “empobrece a democracia”

Lula destacou ainda que é essencial condenar qualquer manifestação antidemocrática, seja de direita ou de esquerda

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou novamente o ataque sofrido pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump no sábado, 13. Nesta segunda-feira, 15, Lula afirmou que o incidente “empobrece a democracia” e enfatizou que ninguém tem o direito de atirar em alguém devido a divergências políticas.

Lula fez essas declarações aos jornalistas ao chegar ao Palácio Itamaraty para um almoço com o presidente da Itália, Sergio Mattarella (Partido Democrático, centro-esquerda). Questionado sobre a possibilidade de o episódio nos Estados Unidos fortalecer políticos de “extrema-direita” no mundo, o presidente brasileiro disse não saber, mas ressaltou que a verdadeira perdedora é a democracia.

“Eu não sei se isso vai fortalecer alguém. Isso empobrece a democracia. Ao invés de debatermos quem ganha, precisamos ter certeza de que a democracia perde. Os valores do diálogo, do argumento, de sentar à mesa de forma diplomática e buscar soluções para os problemas, estão sendo jogados fora. Se tudo se resolver na base da violência, para onde vai a democracia? Como defensor da democracia, tenho que condenar”, afirmou.

Lula destacou ainda que é essencial condenar qualquer manifestação antidemocrática, seja de direita ou de esquerda. “Ninguém tem o direito de atirar em uma pessoa porque não concorda com ela politicamente”, declarou.

No sábado, Trump precisou ser retirado às pressas de um comício que realizava em Butler (Pensilvânia), nos EUA, após tiros interromperem o evento. Segundo a agência de notícias AP, o atirador foi morto, e uma pessoa na plateia também morreu.

O pré-candidato do Partido Republicano à Casa Branca estava discursando quando levou a mão à orelha direita, sugerindo que poderia ter sido atingido. Em seguida, ele foi retirado do local por agentes do Serviço Secreto, e foi possível ver sangue na orelha do político.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img