Gleisi apenas marcou o autor da charge na postagem e acrescentou hashtags
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), compartilhou em seu perfil no Instagram uma ilustração na terça-feira, 16, que satiriza o incidente envolvendo o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A charge, criada pelo ilustrador Cris Vector (Cristiano Siqueira), substitui o sangue que escorreu da orelha de Trump após ele ser alvo de tiros por ketchup.
A ilustração mostra o personagem Pato Donald no lugar de Trump, segurando um cachorro-quente do qual escorre ketchup, e cercado por seguranças desenhados como o personagem Pateta. Gleisi apenas marcou o autor da charge na postagem e acrescentou hashtags. Uma seguidora explicou a mensagem para aqueles que não a entenderam imediatamente: “Aprendeu com o INELEGÍVEL a FACADA FAKE”.
Outro seguidor que gostou da charge apontou nos comentários um problema com a postagem de Gleisi: “kkkk legal mais isso não pode estar nas redes sociais dela”.
No próprio sábado, Gleisi tinha compartilhado uma mensagem de Lula sobre o caso no X (antigo Twitter): “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”.
Dois dias depois, a presidente do PT expressou seu incômodo com a questão na mesma rede social, lamentando ter perdido o monopólio do discurso contra “violência política”:
“A violência política sempre foi uma prática da extrema-direita, não apenas contra seus adversários, mas contra a democracia. Quem se associa ao nazismo e ao fascismo, à repressão e aos assassinatos da ditadura, não tem autoridade para falar sobre esse tema. É o caso do inelegível, que até hoje defende tortura e os torturadores.”