27.8 C
Goiânia
spot_img

Lula diz que ataques de Israel são decisão política 

Lula ressaltou que todas as ações globais são resultado de decisões políticas, incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e os conflitos envolvendo Israel e a Palestina

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou os governos pós-impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff às ações do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Palestina. Durante a celebração dos 10 anos de atividade do campus Lagoa do Sino, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Lula afirmou: “Esse país, eu diria, o que eles fizeram nesses últimos anos, depois do impeachment da Dilma, é o que o Netanyahu está fazendo em Gaza, lá na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso.”

Lula ressaltou que todas as ações globais são resultado de decisões políticas, incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e os conflitos envolvendo Israel e a Palestina. “Se vai invadir a Ucrânia, é decisão política, se vai sair, é decisão política, se vai atirar nos palestinos, é decisão política, se não vai atirar, é decisão política,” disse ele.

O presidente mencionou o ataque israelense em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, que ocorreu na segunda-feira, 22 de julho, resultando na morte de 70 pessoas e ferindo pelo menos 200. Ele também se referiu ao ataque de 14 de julho, que deixou 90 mortos e cerca de 300 feridos. Lula questionou quem são as vítimas desses ataques, destacando que não são soldados ou terroristas, mas sim mulheres e crianças.

“E quem é que está morrendo? É soldado? É terrorista? Não. São mulheres e crianças que são vítimas dos ataques todo santo dia de um governo que já foi condenado pelo Tribunal Internacional,” declarou Lula, criticando duramente as ações do governo israelense.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img