O presidente cita que nos EUA, a taxa é de 40%
Na última terça-feira, 23 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a elevação do imposto sobre heranças no Brasil, argumentando que o atual valor é insignificante comparado a outros países, como os Estados Unidos. Lula destacou que o baixo tributo desestimula doações para o governo e instituições.
Durante uma solenidade na Universidade Federal de São Carlos, em Buri (SP), Lula comparou os sistemas tributários:
“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa morre, 40% da herança é pago de imposto. Uma fazenda, se vendida pelos herdeiros, teria 40% de imposto. Então, nos Estados Unidos, muitos empresários fazem doações para universidades, institutos, laboratórios e fundações porque o imposto é alto. Aqui no Brasil, ninguém faz doação porque o imposto sobre herança é nada, apenas 4%. Então, as pessoas não têm interesse em devolver o patrimônio”, disse o presidente.
No Brasil, a alíquota do imposto sobre herança varia de 1% a 8%, dependendo do estado. Nos Estados Unidos, essa variação está entre 18% e 40%. Lula sugere que um aumento no imposto poderia incentivar a filantropia e fortalecer o apoio a diversas instituições no país.