As eleições na Venezuela acontecem neste domingo
A ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela, está impedindo a participação de observadores da oposição na instalação das urnas nos centros de votação no país e no exterior nesta sexta-feira, 26 de julho. Muitos venezuelanos credenciados como testemunhas no Conselho Nacional Eleitoral foram barrados de acompanhar a instalação das urnas.
Em Brasília, um venezuelano não pôde acessar o centro de votação na Embaixada da Venezuela. Na Venezuela, várias urnas foram instaladas antes das 8h da manhã, sem a presença da oposição, em 15 mil centros de votação.
Além disso, um avião com ex-presidentes latino-americanos, incluindo Vicente Fox e Jorge Tuto Quiroga, foi impedido de decolar do aeroporto do Panamá rumo a Caracas. Eles estavam a caminho para atuar como observadores eleitorais nas eleições de domingo, 28.
Vicente Fox relatou que os passageiros, apesar do calor e do transtorno, cantaram o hino nacional venezuelano em um gesto de apoio à liberdade e à democracia.
A senadora colombiana Angélica Lozano Correa, que viajou à Venezuela para acompanhar as eleições, foi expulsa do país nesta sexta-feira.