21.8 C
Goiânia
spot_img

Maduro diz que está com a “consciência tranquila”

O CNE, controlado pelo governo, confirmou a vitória do chavista no pleito de domingo (28/7), mas não divulgou as atas eleitorais

Foto: Reprodução

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta sexta-feira (2/8/2024) que está com a “consciência tranquila” em relação às tentativas da oposição de contestar o resultado das eleições divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

“Estou com a consciência tranquila. Podem examinar e revisar tudo. Eles sabem que não há irregularidades”, declarou Maduro a jornalistas. O CNE, controlado pelo governo, confirmou a vitória do chavista no pleito de domingo (28/7), mas não divulgou as atas eleitorais.

Maduro criticou o principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita), acusando-o de não seguir a Constituição nem os acordos firmados antes das eleições. Ele também alegou que as atas eleitorais divulgadas pela oposição foram forjadas ou apresentavam dados incompletos.

De acordo com o CNE, com 96,87% das urnas apuradas, Maduro obteve 51,95% dos votos (6.408.844), contra 43,18% (5.326.104) de González. No entanto, o site do CNE estava fora do ar até a publicação desta reportagem, dificultando a verificação independente dos resultados.

O nível de participação eleitoral foi de 59,97%. Diversos países, incluindo Brasil e Estados Unidos, pediram a publicação dos documentos eleitorais para ratificação do resultado, dado que a oposição venezuelana contesta a vitória de Maduro.

A falta de transparência no processo eleitoral venezuelano continua a ser um ponto de tensão, com a comunidade internacional pressionando por maior clareza e verificação dos resultados divulgados.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img