21.8 C
Goiânia
spot_img

União Europeia não reconhece vitória de Maduro e pede divulgação de atas

O comunicado sublinhou que qualquer tentativa de atrasar a publicação completa dos registros oficiais só aumentará as dúvidas sobre a credibilidade dos resultados oficialmente divulgados

Foto: Reprodução

Após sete países da União Europeia solicitarem a divulgação das atas eleitorais da eleição presidencial venezuelana, a União Europeia declarou no domingo, 4, que os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), “não podem ser reconhecidos”.

“O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela ainda não publicou os registros oficiais de votação das seções eleitorais. Sem evidências para apoiá-los, os resultados publicados em 2 de agosto pelo CNE não podem ser reconhecidos,” afirmou o bloco econômico em nota.

O comunicado sublinhou que qualquer tentativa de atrasar a publicação completa dos registros oficiais só aumentará as dúvidas sobre a credibilidade dos resultados oficialmente divulgados. A União Europeia também destacou que cópias dos registros de votação revisados por diversas organizações independentes sugerem que o líder da oposição, Edmundo González Urrutia, venceu as eleições presidenciais por uma maioria significativa.

O bloco europeu pediu uma verificação independente dos registros eleitorais por uma entidade de grande renome. Além disso, expressou preocupação com o aumento das detenções arbitrárias e o contínuo assédio à oposição na Venezuela, exigindo o fim dessas práticas e a libertação dos presos políticos.

A União Europeia também apelou para que as manifestações na região permaneçam pacíficas e que as autoridades venezuelanas respeitem plenamente os direitos humanos, incluindo a liberdade de expressão e de reunião.

Finalmente, a organização reconheceu os esforços dos parceiros regionais para promover o diálogo e uma solução negociada para a crise.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img