Lula elogiou Campos por sua “política sem ódio” e por ter herdado do avô a capacidade de negociar
Nesta terça-feira, 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestou uma homenagem a Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, marcando o 10º aniversário de sua morte. Em postagem em seu perfil no X (ex-Twitter), Lula expressou que sua relação com Campos transcendeu a esfera política, destacando que, para ele, o ex-governador permanece “vivo”.
Eduardo Campos faleceu em um acidente aéreo em Santos, São Paulo, em 13 de agosto de 2014. O avião, um jatinho Cessna 560XL com o prefixo PR-AFA, caiu quando ele era candidato à presidência, concorrendo com Dilma Rousseff (PT). Na época, Campos era filiado ao PSB, partido do atual vice-presidente Geraldo Alckmin.
Lula elogiou Campos por sua “política sem ódio” e por ter herdado do avô a capacidade de negociar, sua sensibilidade social e a habilidade de unir as pessoas. “Mais do que uma respeitada liderança pernambucana e nordestina, se tornou uma referência nacional”, escreveu Lula.
Além disso, o presidente destacou que a perda de Campos criou um “vazio” na política brasileira e afetou profundamente seu filho, João Campos (PSB), atual prefeito de Recife, que está concorrendo à reeleição. Em uma homenagem em seu perfil no X, João expressou um “misto de saudade” e a crença de que seu pai está observando e torcendo por eles.