As declarações foram feitas durante o evento Barclays Day, realizado pelo Banco Barclays em São Paulo
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (16) que a instituição está pronta para elevar a taxa de juros se for necessário, reforçando o compromisso de controlar a inflação e alcançar a meta estabelecida. As declarações foram feitas durante o evento Barclays Day, realizado pelo Banco Barclays em São Paulo.
Campos Neto ressaltou que o Banco Central não está fornecendo orientações antecipadas sobre as próximas decisões de política monetária, mas garantiu que todas as ações serão tomadas de forma unânime pelos dirigentes da instituição. Ele destacou que, embora o Brasil seja um dos poucos países onde o mercado precifica uma alta de juros, a situação econômica dos emergentes varia.
A possibilidade de elevação da taxa Selic, atualmente em 10,50% ao ano, já está sendo considerada pelo mercado, com mais de 70% de probabilidade de um aumento de 25 pontos-base na reunião do Copom em setembro. Campos Neto lembrou que o Brasil foi pioneiro na redução da taxa de juros, movimento que foi seguido por outros países.