Segundo a justificativa apresentada pelo governo, a compra se fez necessária devido a danos nos equipamentos do Palácio do Planalto, além de outros motivos relacionados à proteção e conforto
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) apresentou um requerimento de explicações ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre um gasto de R$ 1,8 milhão destinado à compra de cortinas e persianas, tanto manuais quanto motorizadas, para diversos edifícios governamentais, incluindo o Palácio do Planalto, da Alvorada, Jaburu, Granja do Torto e Pavilhão das Metas.
O montante inclui não apenas a aquisição dos itens, mas também os serviços de instalação, manutenção e reparo. Segundo a justificativa apresentada pelo governo, a compra se fez necessária devido a danos nos equipamentos do Palácio do Planalto, além de outros motivos relacionados à proteção e conforto.
Nas redes sociais, Nikolas Ferreira divulgou as medidas que tomou para investigar a despesa. “Entrei com uma ação popular e fiz um requerimento de informações para investigar o gasto de R$ 1,8 milhão em cortinas e persianas nos palácios da Presidência. O governo justificou que esse valor é necessário para dar conforto e segurança às pessoas que usam as salas e para proteger os móveis dos danos causados pelo sol”, escreveu o deputado no X (antigo Twitter).
O parlamentar afirmou que suas ações têm como objetivo examinar os motivos da compra, avaliar a justificativa apresentada pelo governo e assegurar que o uso do dinheiro público seja feito de maneira responsável. “Minhas ações buscam entender os motivos dessa compra, avaliar a justificativa apresentada e garantir que o dinheiro público seja usado de forma responsável”, concluiu Nikolas Ferreira.