22.8 C
Goiânia
spot_img

Moraes crítica Musk e diz que as redes sociais são usadas em ataque à democracia

Segundo o ministro, as redes sociais são manipuladas por grupos extremistas populistas, especialmente da extrema direita, para espalhar desinformação

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, criticou o uso das redes sociais para atacar a democracia durante seu discurso na 5ª semana jurídica Mackenzie em São Paulo, nesta sexta-feira, 30. A fala ocorre em meio a críticas do bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), à atuação do STF. 

De Moraes argumentou que as redes sociais têm sido instrumentalizadas para amplificar discursos de ódio, misoginia, racismo e até nazismo, sendo usadas de forma ilícita para atacar o Estado de Direito. Ele destacou que, embora as redes sociais sejam ferramentas poderosas, elas são manipuladas por grupos extremistas populistas, especialmente da extrema direita, para espalhar desinformação. “As instituições e legislações estão aprendendo a lidar com essa nova realidade. O que não pode na vida real, não pode na vida virtual”, afirmou o ministro.

O confronto entre Musk e o STF se intensificou recentemente após Moraes exigir que o X nomeasse um representante legal no Brasil, sob pena de a plataforma ser retirada do ar. A decisão foi tomada após o fechamento do escritório do X no país e o bloqueio de perfis na rede social que publicaram mensagens consideradas antidemocráticas ou com discurso de ódio contra autoridades.

Musk, por sua vez, não cumpriu a ordem judicial, levando o perfil de Relações Governamentais Globais do X a anunciar que aguardava o bloqueio da rede social no Brasil. A decisão de Moraes é vista como controversa e tem gerado debate no meio jurídico sobre sua legalidade.

O ministro Alexandre de Moraes defendeu a regulamentação das redes sociais, uma posição que ele tem mantido desde as eleições de 2022, quando estava à frente da Justiça Eleitoral. Segundo Moraes, é necessário que o ambiente digital seja regido pelas mesmas regras do mundo real para garantir o respeito à democracia e à legislação vigente.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img