A declaração de Bolsonaro ocorre em meio a pedidos de impeachment contra Moraes por parte de opositores do governo Lula
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira, 4, que o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é “humilhante” e que cassar um ministro “não é bom”. Durante entrevista ao canal AuriVerde Brasil, Bolsonaro fez um apelo para que um dos ministros, sem mencioná-lo diretamente, mas referindo-se a Alexandre de Moraes, “abaixe um pouquinho a guarda e tire esse coração de maldade da tua frente”.
A declaração de Bolsonaro ocorre em meio a pedidos de impeachment contra Moraes por parte de opositores do governo Lula, especialmente após a divulgação de mensagens que sugerem que o ministro teria investigado bolsonaristas de forma extraoficial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação se intensificou após a decisão de Moraes de suspender a plataforma X (antigo Twitter), medida que foi confirmada pela 1ª turma do STF na última segunda-feira (2.set).
Bolsonaro criticou duramente a decisão de censurar o X e as prisões relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2022, dizendo que essas ações geram uma “desconfiança enorme” no STF. Ele ressaltou o desejo de ver um Supremo Tribunal vibrante e comprometido com a defesa da Constituição. O ex-presidente também expressou que todos gostariam de ter um diálogo com os ministros do STF, mas que “eles têm que se ajudar”.
Bolsonaro finalizou pedindo que Deus toque o coração dos 11 ministros para que busquem uma alternativa para as tensões entre as instituições.