28.8 C
Goiânia
spot_img

Horário de verão pode voltar em 2024, confirma ministro de Minas e Energia

Do ponto de vista energético, o ministro explicou que o horário de verão pode ajudar a “diluir” a carga de eletricidade

Foto: Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira que o governo está avaliando o retorno do horário de verão em 2024. A medida, que visa aliviar a demanda de energia no chamado “horário de ponta” — entre 18h e 20h —, foi suspensa em 2019 durante o governo do ex-presidente Bolsonaro, mas está em discussão novamente.

Em entrevista ao Poder360, Silveira destacou que a decisão ainda está em fase de avaliação, mas pesquisas indicam que a maioria da população é favorável à mudança. Além disso, setores como o turismo se beneficiam economicamente da adoção do horário especial.

Do ponto de vista energético, o ministro explicou que o horário de verão pode ajudar a “diluir” a carga de eletricidade, conferindo maior robustez ao sistema de suprimento. Isso pode reduzir a necessidade de ativar usinas termelétricas, que são mais caras. Silveira ressaltou que a medida atende dois objetivos fundamentais: garantir a segurança energética e manter a modicidade tarifária. Assim, qualquer opção que favoreça esses critérios será considerada na decisão final.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img