A indicação da primeira-dama foi oficializada em publicação no Diário Oficial da União no início de setembro
Na quarta-feira, 11, a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, foi homenageada com a medalha de mérito Oswaldo Cruz durante um evento realizado no Palácio do Planalto. Criada em 1970, essa condecoração reconhece “pessoas e entidades que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental dos brasileiros”. A indicação de Janja foi oficializada em publicação no Diário Oficial da União no início de setembro.
Embora o decreto assinado pelo presidente Lula e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, não detalhe as razões específicas para a homenagem, Nísia ressaltou, em seu discurso, o papel importante da primeira-dama na promoção de informações sobre saúde.
Segundo a ministra, Janja utiliza suas redes sociais para apoiar políticas prioritárias do governo, em especial as do Ministério da Saúde. “É uma honra poder prestar essa homenagem à Janja, que tem desempenhado um papel crucial na defesa das políticas de saúde pública”, afirmou Nísia.
Após receber a medalha, Janja posou para fotos ao lado do famoso mascote da vacinação, Zé Gotinha, celebrando a ocasião.