Contudo, ele reconheceu a existência de pessimismo em parte do mercado financeiro, que atribui em parte à especulação
Nesta quinta-feira, 12, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil vive um cenário econômico favorável, com uma taxa de desemprego historicamente baixa e inflação controlada, descrevendo o momento como “o melhor dos mundos”. Contudo, ele reconheceu a existência de pessimismo em parte do mercado financeiro, que atribui em parte à especulação. A declaração foi dada durante o programa Bom Dia, Ministro, transmitido pelo Canal Gov da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Haddad destacou o crescimento do Brasil nos últimos meses, superando as expectativas do mercado para o ano inteiro. “Entendo que tem os especuladores que ganham com isso, nós não podemos desconsiderar a especulação. Tem gente que ganha com esse tipo de conversa, mas tem gente que erra também, e de boa-fé”, comentou o ministro.
Ele também apontou uma contradição nas reações do mercado financeiro. Enquanto a Argentina enfrenta uma recessão severa, com uma queda de -5,1% no PIB do primeiro trimestre e mais de 50% da população vivendo na pobreza, empresários argentinos mostram otimismo. Por outro lado, Haddad criticou a visão negativa de setores do mercado financeiro brasileiro, que insistem em previsões pessimistas que, segundo ele, “não estão acontecendo”.