O presidente destacou que o país não tem qualquer animosidade com outras nações
Durante a cerimônia de formatura de diplomatas no Instituto Rio Branco, nesta segunda-feira, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a posição do Brasil em manter relações diplomáticas com diversas nações, mas sempre de forma “soberana e respeitável”. O evento ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Lula destacou que o país não tem qualquer animosidade com outras nações, mas ressaltou a importância de defender a soberania nacional.
“O Brasil nunca teve, em nenhum momento da sua história, a relação que o Brasil tem hoje. Nós não temos nada contra nenhum país, nada. Não temos nada contra os Estados Unidos, mas somos soberanos. Não temos nada contra a China, mas somos soberanos. O Brasil quer estar com a China, com a Índia, com os Estados Unidos, com a Venezuela, com a Argentina… Com todo mundo, agora, de forma soberana, respeitável. Porque nós não aceitamos ser menor do que ninguém”, declarou o presidente, conforme o portal Metrópoles.
Com essas declarações, Lula reiterou sua política externa de equilíbrio entre potências globais e países emergentes, destacando o papel independente do Brasil no cenário internacional.