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Dra. em Transportes critica proposta de Mabel e candidato a desqualifica: “nunca andou de moto”

Mabel minimizou as críticas, desqualificando a opinião de Kneib ao afirmar que se tratava apenas de “uma mulher”

Foto: Reprodução

A ideia de Sandro Mabel (União Brasil), candidato à prefeitura de Goiânia, em liberar o uso das faixas exclusivas de ônibus para motociclistas, causou controvérsia e reações negativas tanto de especialistas quanto de rivais políticos. 

Erika Kneib, doutora em Transportes pela UFG, alertou recentemente que a medida pode piorar o trânsito e aumentar o risco para os próprios motociclistas. Ela apontou que, embora pareça uma solução para o fluxo de motos, tal ação pode acarretar mais acidentes e até prolongar o tempo de viagem no transporte coletivo, além de incentivar o uso de motocicletas.

Ao ser confrontado sobre o tema em uma sabatina promovida pelo POPULAR, Mabel minimizou as críticas, desqualificando a opinião de Kneib ao afirmar que se tratava apenas de “uma mulher” e não de uma especialista. Segundo ele, “ela nunca andou de motocicleta, não sabe o que é isso”. 

O candidato, que se declarou motociclista “desde sempre”, afirmou que o maior perigo para quem utiliza esse meio de transporte são carros mudando de faixa, e justificou que as ruas da cidade são muito estreitas para uma faixa exclusiva para motos.

A polêmica em torno da proposta alimentou o discurso dos adversários de Mabel, que passaram a explorar o assunto em suas propagandas eleitorais. A repercussão também trouxe à tona outras declarações controversas do candidato. 

Em abril, durante a pré-campanha, Mabel sugeriu Ana Paula Rezende (MDB), filha do ex-prefeito Iris Rezende, para o cargo de vice, elogiando seu marido como “um grande gestor”. A proposta foi recusada, e Coronel Cláudia (Avante) acabou sendo escolhida para a vaga, após apoio de Bruno Peixoto, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás.

A discussão sobre o uso das faixas exclusivas para ônibus em Goiânia também relembra uma campanha de conscientização da Prefeitura de 2023 e 2024. O projeto “Cuidado Campo Cego!” ressaltou a importância de retirar motociclistas das áreas de conflito com veículos maiores, como os ônibus, visando a segurança de todos no trânsito da capital.

Aline Coelho

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