25.8 C
Goiânia
spot_img

Governo Lula se recusa a divulgar dados sobre viagem de Janja a Nova Iorque

A solicitação, feita pelo jornal Folha de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação, buscava detalhes sobre hospedagem, valores gastos e a origem dos recursos utilizados

Foto: reprodução

O governo Lula (PT), tem se negado a fornecer informações sobre a viagem da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, a Nova Iorque em março deste ano. A solicitação, feita pelo jornal Folha de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação, buscava detalhes sobre hospedagem, valores gastos e a origem dos recursos utilizados durante o evento da 68ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, promovido pela ONU.

A Folha reporta que o pedido de informações, feito em 24 de abril, passou por diversos ministérios e pela assessoria de Janja, sem respostas claras. A assessoria inicialmente afirmou que Janja se hospedou em casa de terceiros, mas depois corrigiu, dizendo que ela ficou na residência oficial brasileira em Nova Iorque. O Ministério das Mulheres declarou que Janja recebeu apenas passagens aéreas e seguro viagem, sem o pagamento de diárias. Segundo o painel de viagens do governo, os custos dos voos de ida e volta entre Brasília e Nova Iorque totalizaram R$ 43,4 mil.

Um segundo pedido de informações direcionado ao Palácio do Planalto foi redirecionado ao Ministério das Mulheres, que reiterou a negativa de detalhes. Após recurso da Folha, a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, justificou que a divulgação dos dados poderia representar risco à segurança da primeira-dama. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antonio Amaro, também negou o recurso, reafirmando a mesma justificativa.

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) respondeu que os questionamentos sobre a viagem de Janja são tratados “dentro dos próprios processos”, sem oferecer mais esclarecimentos sobre a negativa. A falta de transparência sobre os custos e detalhes da viagem da primeira-dama suscita críticas sobre a gestão da informação e a alegação de segurança nacional.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img