O levantamento também evidencia um problema que já havia sido apontado pelos assessores de Lula: a dificuldade do presidente em expandir seu apoio para além de sua base tradicional
A mais recente pesquisa Genial/Quaest revelou um cenário preocupante para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, cuja aprovação caiu para 32%, próximo ao que é considerado o “piso” histórico do PT. O levantamento mostra que 31% dos brasileiros desaprovam o governo, enquanto 33% o classificam como regular.
Em comparação a julho, o governo perdeu quatro pontos na avaliação positiva, enquanto o índice de regularidade subiu três pontos, e o de desaprovação, um ponto. Essa tendência de queda gerou preocupação entre os aliados do presidente, que veem o enfraquecimento da popularidade como um possível obstáculo para a tentativa de reeleição em 2026.
Em entrevista à CNN, Filipe Nunes, da Genial/Quaest, destacou que um dos maiores desafios do governo é converter suas ações econômicas em ganhos de popularidade: “Lula chega com baixo capital político na reta final de 2024 e enfrenta grandes desafios para 2026.”
O levantamento também evidencia um problema que já havia sido apontado pelos assessores de Lula: a dificuldade do presidente em expandir seu apoio para além de sua base tradicional. A aprovação pessoal do presidente caiu para 51%, três pontos abaixo da pesquisa anterior, enquanto sua desaprovação subiu para 45%.