Gleisi também defendeu a participação limitada de Lula nas campanhas, destacando que, como presidente, ele tem o desafio de liderar o país em meio a crises, como enchentes e queimadas, o que limita seu envolvimento político
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, declarou em entrevista à CNN que o partido “saiu do calvário” e obteve um “resultado positivo” nas eleições municipais de 2024. O PT elegeu 253 prefeitos em todo o Brasil, mas sofreu derrotas importantes em cidades como São Bernardo do Campo e Araraquara.
Apesar de não conquistar prefeituras em capitais no primeiro turno, o PT garantiu presença no segundo turno em Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Cuiabá. Comparando com as eleições de 2020, quando o partido não elegeu nenhum prefeito de capital, Hoffmann considera o desempenho um sinal de recuperação pós-crises como a Lava Jato e o impeachment de Dilma Rousseff.
Durante sua participação no Grande Debate, neste domingo (7), Gleisi também defendeu a participação limitada de Lula nas campanhas, destacando que, como presidente, ele tem o desafio de liderar o país em meio a crises, como enchentes e queimadas, o que limita seu envolvimento político. “Lula participou como pôde. Ele é presidente e tem um Brasil para comandar”, afirmou, aludindo às diferenças entre sua posição e a de outros políticos que não estão no cargo executivo.