A centro-direita, representada por partidos como PSD, MDB, União Brasil e PP, dominou o cenário eleitoral
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimizou as derrotas da esquerda nas eleições municipais de 2024 e destacou o desempenho positivo dos partidos que integram a “frente ampla” de apoio ao governo Lula. Embora o PT tenha ficado em nono lugar em número de prefeituras, Padilha ressaltou as reeleições de Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro e João Campos (PSB) no Recife, ambos alinhados com Lula.
A centro-direita, representada por partidos como PSD, MDB, União Brasil e PP, dominou o cenário eleitoral, conquistando mais da metade das prefeituras do país. O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, também cresceu significativamente, ficando em quinto lugar. Apesar disso, Padilha enfatizou que lideranças da base de Lula derrotaram figuras de extrema direita em algumas capitais, como o caso de Paes, que venceu o bolsonarista Alexandre Ramagem.
Padilha afirmou que o resultado eleitoral não afeta diretamente a avaliação do governo Lula para 2026, mas reconheceu a força da direita no país. Ele também anunciou que Lula participará mais ativamente da campanha no segundo turno, com agendas já marcadas para apoiar candidatos em Fortaleza, Belém e Porto Alegre.