27.8 C
Goiânia
spot_img

Justiça Eleitoral rejeita pedido da campanha de Boulos para barrar pesquisa Datafolha

A principal alegação da campanha do PSOL era a diferença de 11,5 pontos percentuais entre os resultados diretos dos questionários e os divulgados ao público, afirmando que o cenário apresentado não refletia a realidade dos dados coletados

Foto: reprodução

A Justiça Eleitoral negou o pedido da campanha de Guilherme Boulos (PSOL) que buscava suspender a divulgação da pesquisa Datafolha que apontou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) liderando com 55% das intenções de voto, enquanto Boulos somava 33%. O juiz Rodrigo Marzola Colombini, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, decidiu que não há “deficiência técnica ou indício de manipulação” que justificasse a retirada da pesquisa.

Em sua decisão, publicada nesta quinta-feira (17), Colombini determinou que o Ministério Público Eleitoral seja ouvido e que o Datafolha apresente sua defesa. “A liminar almejada é demasiadamente drástica. Mais razoável que a análise seja realizada sob o crivo do contraditório, após a defesa do requerido e a oitiva do Ministério Público Eleitoral. Talvez seja necessária inclusive eventual prova pericial”, escreveu o juiz.

A equipe de Boulos havia solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que o Datafolha esclarecesse as alterações feitas na pesquisa realizada nos dias 8 e 9 de outubro, alegando que o instituto “não informou mudanças realizadas fora do registro no TSE”. Segundo a campanha, essas modificações beneficiaram Nunes ao não detalharem as ponderações utilizadas no levantamento.

A principal alegação da campanha do PSOL era a diferença de 11,5 pontos percentuais entre os resultados diretos dos questionários e os divulgados ao público, afirmando que o cenário apresentado não refletia a realidade dos dados coletados. A equipe também criticou o fato de o Datafolha ter aplicado ponderações adicionais, além das previstas para gênero, idade e escolaridade. Entre elas, estava o uso das respostas de eleitores que haviam votado em Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno, dos quais 84% manifestaram intenção de votar em Nunes no segundo turno, contra apenas 4% que escolheram Boulos.

Na mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada na última quinta-feira, Nunes segue na liderança com 51%, enquanto Boulos mantém os 33% apontados no levantamento anterior.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img