Gleisi reforçou a necessidade de ampliar a base de apoio ao centro e construir alianças para fortalecer a esquerda no Congresso
Nesta segunda-feira, 28, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu uma aliança “mais ao centro” como estratégia para reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. A declaração foi feita após uma reunião da Executiva e da bancada de parlamentares do PT, realizada na sede do diretório nacional do partido, em Brasília.
“O governo já é de coalizão. As alianças que estão no governo são maiores que as alianças que fizemos eleitoralmente. Nós tentamos ampliar ao máximo que a gente podia, mas tem regiões que isso não acontece,” comentou Gleisi. Ela exemplificou a situação mencionando que, em 2022, partidos como o PSD e o MDB foram fortes aliados no Nordeste, mas apresentaram resistência no Sul e Sudeste. “Você não muda essa realidade de uma hora para outra, nem com composição no governo, nem com aliança municipal,” observou.
Em seguida, Gleisi reforçou a necessidade de ampliar a base de apoio ao centro e construir alianças para fortalecer a esquerda no Congresso. “Eu acho que a gente vai conseguir avançar mais para 2026 do que está, e defendo isso. Acho que a gente tem que fazer uma aliança mais ao centro, ampliar, para reeleger o presidente Lula. Mas temos que pensar também no nosso campo político, dos partidos de esquerda e centro-esquerda, como vamos fazer o enfrentamento com essa realidade para o Congresso Nacional,” afirmou.