25.8 C
Goiânia
spot_img

Padilha avalia desempenho do PT nas eleições e sugere “reconstrução nas grandes cidades”

Na reunião, Padilha comentou sobre o peso das reeleições nas prefeituras, que ele descreveu como um “verdadeiro tsunami”

Foto: reprodução

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira, 28, que o PT precisa repensar sua estratégia após as eleições municipais. Segundo ele, o partido ainda se encontra no que chamou de “Z4” das disputas locais, uma metáfora que remete à zona de rebaixamento no futebol brasileiro, e enfrenta desafios desde 2016 para fortalecer sua presença nas cidades.

“O PT é o campeão das eleições presidenciais, mas, nas municipais, desde 2016, segue no Z4. Houve avanços, elegemos capitais e cidades importantes neste segundo turno, mas o esforço de recuperação precisa continuar. O PT vai fazer uma avaliação desse resultado para voltar a ter mais protagonismo nas grandes e médias cidades”, afirmou Padilha.

Padilha também destacou a necessidade de diálogo com trabalhadores que se sentem desamparados, como os motoristas de aplicativos, uma categoria em crescimento e sem vínculo formal de trabalho ou sindicalização. O comentário foi feito após uma reunião no Palácio da Alvorada, onde Padilha e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, conversaram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para analisar o panorama eleitoral. Hoffmann preferiu não fazer declarações.

Na reunião, Padilha comentou sobre o peso das reeleições nas prefeituras, que ele descreveu como um “verdadeiro tsunami”. Em sua visão, os prefeitos conseguiram se beneficiar do contexto econômico positivo e dos repasses federais. Garantiu que o governo manterá seu compromisso com os municípios, destacando que Lula está disposto a colaborar com os novos prefeitos eleitos.

Outro ponto discutido foi o desempenho dos ex-ministros de Jair Bolsonaro, nenhum dos quais foi eleito neste ano, conforme Padilha relatou a Lula.

Diante das críticas sobre a suposta ausência de Lula nas campanhas, Padilha rebateu, afirmando que o presidente, mesmo com o imprevisto de um acidente doméstico, apoiou candidatos aliados de forma ativa. “Ele nunca gravou tantos vídeos em apoio”, assegurou Padilha.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img