Entre os aspectos analisados estão a aquisição e distribuição de vacinas, as políticas de testagem, as medidas de prevenção e comunicação, o tratamento da Covid longa, e o combate à hesitação vacinal
O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação preliminar para analisar uma suposta omissão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no enfrentamento à Covid-19. A Procuradoria da República no Distrito Federal apontou que o Ministério da Saúde, liderado pela ministra Nísia Trindade, não teria sido suficientemente diligente na busca por vacinas.
“As omissões da União com relação à prevenção, ao controle e ao tratamento da Covid-19 e seus agravamentos persistiram ao longo dos anos seguintes, mesmo com a troca de governo, em 2023”, afirmou o MPF em um documento assinado no fim de setembro.
A investigação, originalmente focada no governo anterior de Jair Bolsonaro (PL), agora também irá avaliar a gestão de Lula. Entre os aspectos analisados estão a aquisição e distribuição de vacinas, as políticas de testagem, as medidas de prevenção e comunicação, o tratamento da Covid longa, e o combate à hesitação vacinal.