Ele mencionou a situação crítica no Rio de Janeiro, onde o governador Cláudio Castro pediu apoio federal
Em entrevista à CNN Brasil, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou a necessidade de novas estratégias para enfrentar a criminalidade no Brasil, que, segundo ele, deixou de ser exclusivamente local e assumiu uma dimensão nacional e até transnacional. “O crime deixou de ser local. O crime hoje é nacional e até transnacional”, afirmou.
Lewandowski apontou duas prioridades para combater o crime organizado: uma maior coordenação policial e um sistema de informações ágil e robusto, ressaltando a importância da Interpol na troca de dados entre países para enfrentar crimes transnacionais.
Ele mencionou também a situação crítica no Rio de Janeiro, onde o governador Cláudio Castro pediu apoio federal. “Nós imediatamente acorremos para lá, o auxiliamos e estamos auxiliando naquilo que é possível”, disse Lewandowski.
Como parte de uma estratégia mais ampla, o ministro destacou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que busca formalizar o Sistema Único de Segurança Pública, permitindo que a União estabeleça