A chancelaria também reforçou que o respeito à soberania e à autodeterminação dos povos é “essencial para a criação de um novo equilíbrio entre nações livres”
O governo venezuelano congratulou Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6, e reiterou sua disposição em manter “boas relações com os governos americanos”. Em nota divulgada no Telegram, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela enfatizou que essas relações precisam ser conduzidas com “diálogo, respeito e bom senso”.
“A população da Venezuela compartilha laços históricos com os americanos e deseja um caminho de paz e justiça social, sem espaço para guerra, extorsão ou discriminação, onde a cooperação e o respeito mútuo sejam o padrão nas relações internacionais”, destacou o comunicado.
A chancelaria também reforçou que o respeito à soberania e à autodeterminação dos povos é “essencial para a criação de um novo equilíbrio entre nações livres”. Na segunda-feira (4), Nicolás Maduro expressou esperança de que o próximo governo dos EUA evite as “políticas fracassadas de extremismo” adotadas pela oposição venezuelana.
A oposição também se manifestou. María Corina Machado, líder opositora, parabenizou Trump e declarou que a Venezuela vive “dias decisivos” após a controversa vitória de Maduro nas eleições de 28 de julho, não reconhecida pelos EUA. “Sabemos que temos o apoio dos povos das Américas e de seus governos democráticos para garantir uma transição para a democracia sem demora. E também sabemos que sempre contamos com vocês”, escreveu Machado na rede social X.