Maduro considerou a posição de Lula como “um ponto a favor” e elogiou sua “reflexão sábia”
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, elogiou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua postura de não comentar a situação política venezuelana durante uma entrevista à RedeTV! no último domingo, 10. Em seu programa semanal de televisão, nesta segunda-feira, 11, Maduro considerou a posição de Lula como “um ponto a favor” e elogiou sua “reflexão sábia”.
“Cada país tem que encontrar uma maneira de resolver seus assuntos, seus conflitos, seus problemas. (…) Parece-me que essa foi uma reflexão sábia de Lula”, disse Maduro. Ele acrescentou estar “de acordo com Lula” em manter uma abordagem respeitosa e soberana nas questões internas dos dois países.
Durante sua entrevista ao podcast PODK Liberados, exibido pela RedeTV!, Lula reforçou que Maduro é “um problema da Venezuela, e não do Brasil”, e que o Brasil deve se concentrar em seus próprios assuntos, sem interferir nos conflitos venezuelanos.
Recentemente, a relação entre Brasil e Venezuela se tensionou após o governo brasileiro vetar a entrada da Venezuela como membro associado dos BRICS, grupo de países emergentes. Em resposta, autoridades venezuelanas criticaram uma suposta “interferência” e chamaram seu embaixador em Brasília para consultas.
Após as eleições presidenciais venezuelanas de 28 de julho, cuja legitimidade foi contestada pela oposição e parte da comunidade internacional, Lula tentou mediar a situação pedindo que a Venezuela apresentasse provas da lisura do processo eleitoral. Contudo, as tentativas de mediação não avançaram, e Lula parece ter adotado uma postura de não envolvimento direto nas questões internas do país vizinho.