O parlamentar afirma que a medida pode mitigar perdas econômicas e aliviar o custo operacional das empresas
Enquanto o Brasil discute mudanças na jornada de trabalho, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) propôs uma polêmica solução para reduzir custos: transferir todos os feriados para os domingos. A proposta, apresentada como uma emenda à Constituição, também prevê o fim dos pontos facultativos em órgãos públicos e deixa ao setor privado a decisão sobre funcionamento em datas comemorativas.
“A paralisação das atividades econômicas em feriados e pontos facultativos resulta em considerável prejuízo para diversos setores produtivos. Empresas deixam de operar, o comércio fecha suas portas, e a produção é interrompida, gerando impactos diretos no Produto Interno Bruto (PIB) e na geração de empregos”, justificou Pollon.
O deputado afirma que a medida pode mitigar perdas econômicas e aliviar o custo operacional das empresas. “Acho que o melhor seria todo feriado ir para o domingo de cada semana, pois não teríamos tantas interrupções na escala produtiva (…) Um feriado ou descanso remunerado gera um peso para o caixa, e quem paga por isso é o consumidor”, destacou.
A proposta, anteriormente apresentada como projeto de lei, busca agora apoio no Congresso para sua tramitação como PEC. Pollon acredita que ajustar os feriados à produtividade é um caminho para fortalecer a economia e reduzir os impactos negativos no mercado de trabalho.