22.8 C
Goiânia
spot_img

Economista que votou em Lula, critica cenário político e econômico e prevê desafios para 2025

Para ela, “Lula acha que o único problema do país são os juros”

Foto: reprodução

Em um artigo publicado no Estadão, na quinta-feira, 19, a economista Elena Landau expressou pessimismo em relação ao futuro do Brasil. Segundo ela, as perspectivas para 2025 são preocupantes e vão além da economia. “O pessimismo vai muito além da economia”, destacou a economista.

Landau, que votou em Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022, apontou fragilidades na condução do governo atual, especialmente em relação ao endividamento público. “Lula começou seu mandato com a dívida representando 71,7% do PIB e pode terminar em 85%. Até poucos meses atrás, o governo ainda contava com a esperança do mercado em um pacote de gastos para valer. Não veio. O aumento dos juros e a disparada do dólar refletem uma justificada desconfiança no governo”, escreveu.

Além disso, Landau teceu duras críticas ao que descreveu como um descolamento do governo da realidade econômica do país. Para ela, “Lula acha que o único problema do país são os juros”, demonstrando falta de conexão com as questões estruturais que afetam o Brasil.

Outro ponto levantado foi a falta de confiança da sociedade nas instituições públicas. “Aqueles que deveriam colocar o interesse público como prioridade são os primeiros a cuidar de seu pirão”, afirmou.

Ao final do texto, a economista criticou decisões judiciais que, em sua visão, enfraquecem a justiça no Brasil. “Enquanto crimes de bagatela muitas vezes chegam até a Suprema Corte, decisões liminares perdoam dívidas de corruptos confessos, liberando muitos deles para voltar a fazer negócios com o Estado”, concluiu.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img