Em postagens nas redes sociais, ele ameaçou um “ataque cirúrgico” e afirmou que pretendia “botar fogo” na cidade
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu Lucas Ribeiro Leitão, corretor de imóveis de 30 anos, neste domingo, 29, sob suspeita de planejar um ataque em Brasília.
A prisão ocorreu na Bahia, próximo à divisa com Goiás, após denúncias anônimas recebidas no sábado. O suspeito, que viajava como carona em um caminhão, foi monitorado e preso temporariamente.
Durante a abordagem, foi encontrada uma faca com Lucas, que teria manifestado intenções de realizar ataques com “graves consequências” na capital federal, utilizando “táticas militares”. Em postagens nas redes sociais, ele ameaçou um “ataque cirúrgico” e afirmou que pretendia “botar fogo” na cidade.
Lucas está sob custódia da Polícia Civil do DF e à disposição da Justiça.
Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev)
A DPCev foi criada em novembro de 2024 pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), após o atentado na Praça dos Três Poderes realizado por Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França.
A unidade conta com dois delegados, 23 policiais e uma estrutura de análise técnica, investigação cibernética e operações. Seu objetivo é mapear e prevenir novos ataques no Distrito Federal.