Entre os destinatários das mensagens estão os presidentes Luis Arce, da Bolívia; Nicolás Maduro, da Venezuela; Miguel Díaz-Canel Bermúdez, de Cuba; e Daniel Ortega, da Nicarágua
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou mensagens de Natal e Ano Novo para líderes de países aliados na América Latina, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi divulgada pelo Kremlin nesta segunda-feira, 30.
“Vladimir Putin felicitou os líderes de vários países por ocasião do Natal e pelo vindouro Ano Novo de 2025”, declarou o gabinete presidencial russo em comunicado oficial. Entre os destinatários das mensagens estão os presidentes Luis Arce, da Bolívia; Nicolás Maduro, da Venezuela; Miguel Díaz-Canel Bermúdez, de Cuba; e Daniel Ortega, da Nicarágua. Além disso, Putin enviou felicitações ao líder revolucionário cubano Raúl Castro.
A Rússia mantém alianças históricas com esses países desde a época da União Soviética. Recentemente, Moscou tem intensificado seus esforços para estreitar a cooperação com essas nações, utilizando, entre outras iniciativas, a expansão do grupo dos Brics. A aproximação inclui convites para participação como “países amigos”, mesmo quando a adesão plena ao bloco não é viável.