22.8 C
Goiânia
spot_img

Como o X, Meta anuncia fim da checagem por terceiros e aposta em notas da comunidade

A decisão aproxima a Meta do modelo adotado pela rede social X

Foto: reprodução

A Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, revelou nesta terça-feira, 7 de janeiro, que substituirá seu sistema de checagem de fatos feito por terceiros por um novo modelo baseado em notas da comunidade. O anúncio foi realizado pelo CEO Mark Zuckerberg em um vídeo oficial, no qual destacou que as mudanças, inicialmente, valerão apenas para os Estados Unidos.

Com o novo formato, usuários das plataformas poderão sinalizar postagens potencialmente enganosas que necessitem de maior contexto, uma função antes desempenhada por organizações especializadas em verificação de fatos. “Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por Notas da Comunidade, semelhantes ao X, começando nos EUA”, explicou Zuckerberg. Ele atribuiu a decisão a um “cenário político e social em mudança” e ao objetivo de promover a liberdade de expressão.

O CEO também criticou o sistema atual de moderação, afirmando que ele estava marcado por “muitos erros e censura demais”. Para Zuckerberg, “é hora de voltar às nossas raízes sobre a liberdade de expressão”. Apesar da reformulação, ele assegurou que a Meta continuará moderando conteúdos relacionados a drogas, terrorismo e exploração infantil.

A decisão aproxima a Meta do modelo adotado pela rede social X e reforça sua intenção de reformular a moderação de conteúdo em suas plataformas.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img