O partido também atribui a Haddad a responsabilidade por acumular medidas que foram mal explicadas à população
Membros do Partido dos Trabalhadores (PT) manifestaram insatisfação com a repercussão negativa das novas regras da Receita Federal para o monitoramento de transações financeiras via Pix. Segundo informações do Poder360, o desconforto no partido se deve à ausência de uma discussão política prévia, que não foi conduzida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Além disso, integrantes do PT destacaram que o governo não realizou debates internos antes de implementar a medida, o que impediu uma análise detalhada dos possíveis impactos políticos e a criação de uma estratégia de comunicação mais eficaz.
O partido também atribui a Haddad a responsabilidade por acumular medidas que foram mal explicadas à população, contribuindo para o desgaste da gestão do presidente Lula.
A regulamentação estabelece que todas as transações financeiras acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas, realizadas em um único mês, devem ser comunicadas à Receita Federal pelas instituições financeiras.