O Novo afirmou que Haddad tentou “criminalizar a opinião dos congressistas” que se posicionaram contra as novas normas
O partido Novo anunciou que irá apresentar um pedido de convocação para que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, esclareçam declarações e posicionamentos feitos durante a recente polêmica envolvendo mudanças nas regras de fiscalização do Pix.
Em 15 de janeiro, Barreirinhas afirmou que “pessoas inescrupulosas distorceram e manipularam o ato normativo da Receita Federal, prejudicando milhões de pessoas”. Ele também classificou a disseminação de informações pela oposição como “uma arma na mão desses criminosos”.
Em resposta, o Novo afirmou que Haddad tentou “criminalizar a opinião dos congressistas” que se posicionaram contra as novas normas. A sigla acusou o ministro de, na prática, “chamar deputados e senadores de inescrupulosos”.
O pedido será formalizado no início de fevereiro, com o retorno do Congresso Nacional após o recesso. Como as comissões ainda não estarão em funcionamento imediato, os esclarecimentos de Haddad poderão ocorrer diretamente no plenário da Câmara dos Deputados. O deputado Marcel van Hattem será o principal signatário da solicitação, que contará com o apoio de toda a bancada do Novo.
A declaração de Barreirinhas e a postura do governo geraram críticas tanto da oposição quanto de setores do Congresso, que pressionaram pela revogação da norma da Receita, suspensa posteriormente.