22.8 C
Goiânia
spot_img

Rui Costa sugere troca de laranja por fruta mais barata

Segundo o ministro, o governo estuda reduzir alíquotas de importação para produtos alimentícios que estejam mais caros

Foto: reprodução

Durante debates no governo sobre estratégias para reduzir o custo dos alimentos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, propôs que os brasileiros substituam a laranja, que enfrenta alta de preços, por outra fruta mais acessível. Em entrevista após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rui Costa usou a laranja como exemplo de um alimento com custo elevado tanto no Brasil quanto no mercado internacional.

“O preço internacional está tão caro quanto aqui. O que se pode fazer? Mudar a fruta que a gente vai consumir. Em vez da laranja, outra fruta. Não adianta baixar a alíquota, porque não tem produto lá fora para colocar aqui dentro”, afirmou o ministro.

De acordo com Rui Costa, o governo estuda reduzir alíquotas de importação para produtos alimentícios que estejam mais caros no mercado interno em relação ao exterior. A análise, segundo ele, será feita com base nos valores domésticos e internacionais, e a medida será aplicada se necessário para garantir preços competitivos aos consumidores brasileiros.

A sugestão do ministro repercutiu entre membros da oposição, que usaram as redes sociais para criticar a proposta. Promessas de campanha do presidente Lula, como o retorno da picanha à mesa dos brasileiros, foram relembradas e comparadas à fala de Rui Costa.

Outro comentário recente do ministro também gerou polêmica. Ele havia sugerido que o governo poderia intervir nos preços dos alimentos. Posteriormente, em entrevista à CNN, descartou essa possibilidade, afirmando que o governo não cogita esse tipo de ação no momento.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img