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Lula destina R$ 3,5 bilhões para publicidade, em busca de melhorar a imagem do governo 

O aumento dos investimentos em publicidade ocorre em meio à queda na popularidade do governo

Foto: reprodução

Em um esforço para fortalecer a imagem de suas políticas públicas e estatais, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) investirá R$ 3,5 bilhões em publicidade apenas neste ano. O montante inclui contratos já firmados e processos em andamento com agências de publicidade para 21 órgãos federais, conforme levantamento divulgado nesta segunda, 10, pela Folha de S. Paulo.

Os recursos serão direcionados para promover programas frequentemente mencionados por Lula em seus discursos, como o Pé-de-Meia e o Mais Especialistas, além de campanhas institucionais de estatais como Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) justificou os gastos afirmando que as campanhas têm o papel de “dar amplo conhecimento à sociedade das políticas e programas do Poder Executivo Federal” e “divulgar direitos”.

O aumento dos investimentos em publicidade ocorre em meio à queda na popularidade do governo, impulsionada pelo pessimismo econômico e a alta dos preços dos alimentos desde o final do ano passado. Em resposta, Lula substituiu o então chefe da Secom, Paulo Pimenta, pelo publicitário Sidônio Palmeira, buscando reformular a estratégia de comunicação.

Entre os contratos em andamento, quatro processos somam aproximadamente R$ 700 milhões, sendo o maior deles dos Correios, que pretende “reposicionar a marca” no mercado de encomendas e logística com um contrato de R$ 380 milhões. Os maiores investimentos em publicidade estão previstos para o Banco do Brasil (R$ 750 milhões), Secom (R$ 562,5 milhões) e Caixa (R$ 468,1 milhões), enquanto a Infraero possui o menor orçamento do grupo, com R$ 7 milhões anuais.

Aline Coelho

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